quarta-feira, 9 de junho de 2010

Mudanças Físicas

 Nas raparigas:

Nas raparigas observa-se um aumento na altura e no peso, as ancas alargam e tornam-se mais redondas. Os seios desenvolvem-se e começam a crescer os pêlos púbicos, a pele fica mais oleosa e as glândulas sudoríparas tornam-se activas. Nesta altura, aparece pela primeira vez a menstruação.
A menstruação é uma perda de sangue cíclica que resulta da descamação da parede que reveste o útero com uma duração que pode variar entre 2 a 7 dias. Após o aparecimento da primeira menstruação é comum, os ciclos menstruais serem pouco regulares podendo mesmo existir longos períodos sem que ocorra qualquer hemorragia, habitualmente um ciclo dura entre 28 a 32 dias. Existem factores que podem influenciar a duração dos ciclos menstruais, bem como a quantidade de sangue libertado em cada mês, como por exemplo, o stress e as preocupações, as mudanças de clima e os hábitos alimentares. Por isso, a quantidade de fluxo pode ser diferente de mês para mês. É importante que seja feita uma higiene diária e adequada, mas que não seja abusiva, uma vez que a vagina possui bactérias que a protegem das infecções e que, por isso, não devem ser destruídas.
• Alguns mitos da menstruação:

- não se pode lavar a cabeça quando se está com a menstruação,
- não se deve fazer desporto,
- não se pode ter relações sexuais,
- não se pode comer alimentos frios,
- não se pode pisar um chão frio.



 Nos rapazes:

Os rapazes são, habitualmente, mais altos, mais fortes e com mais massa muscular. Os ombros e o peito alargam e os músculos começam a desenvolver-se. O pénis e os testículos crescem começando a produzir esperma e surgem os pêlos púbicos. À medida que o tempo passa, as cordas vocais engrossam, o que torna a voz mais grossa, embora possa produzir, por vezes, sons agudos. Podem ainda surgir alguns pêlos no peito. Os pêlos dos braços e nas pernas ficam mais grossos e os pêlos púbicos tornam-se mais espessos. As glândulas sudoríparas começam a funcionar.

Sem comentários:

Enviar um comentário